Mensagem do Dia Mensagem do Mês Links Úteis Rezando o Evangelho
18 de Abril de 2024
 
 
 
Comunidades

Temos 8 (oito) comunidades urbanas sob títulos e invocações à Nossa Senhora e na zona rural, onde o espírito comunitário cresceu fortemente, 5 (cinco) comunidades. São elas:

- Nossa Senhora do Sagrado Coração

- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

- São José

- São Caetano

- Santa Rita de Cássia

- São Sebastião

- Santa Margarida Maria

- Comunidade São Francisco de Assis

- Nossa Senhora Aparecida

 
 
 

N. Sra. da Soledade
Praça Pe. Paulo Hartgers - Centro

Florilda Sueli dos Santos Souza
3622.8522 / 99841.4579
fssantoss50@gmail.com

Missas
2ª Feira - 7h00
3ª a 6ª Feira - 7h00 e 19h30.
Sábados - 19h.
Domingos - 7h30, 10h00, 16h00 e 19h00
1ª Sexta-Feira: 7h00, 10h30, 16h00 e 19h30.


Batizados
4° Domingo do mês - na missa das 10h
(Apresentação da criança a ser batizada no 3° domingo, na missa das 10h)


Confissões
de 3ª a 6ª feira - das 8h30 às 11h00 e das 14h00 às 16h00

Dia da Festa
Festa da padroeira (da cidade, da paróquia, da comunidade) - 15 de setembro
Novena em preparação à 187ª Festa de Nossa Senhora da Soledade - de 06 a 14 de setembro .


Oração
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo, que não duvidastes em associar vossa Mãe, a Bem-aventurada Virgem Maria, aos vossos sofrimentos, e a privaste de vossa doce presença, concedei-nos, pela intercessão da Virgem Mãe da Soledade a firmeza em nossa fé e a confiança inabalável em vosso auxílio, para que, no meio das amarguras e dissabores de nossa vida, nunca deixemos de Vos amar, e imitando a Virgem Maria, sejamos verdadeiros discípulos de vossa santa cruz.
Amém.
Nossa senhora da Soledade. Rogai por nós!



NOVENA DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE
“Nossa Senhora da Soledade “guardava tudo em seu coração” (Lc 2,51)
(Aprovação eclesiástica – D. Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho – Arquidiocese de Pouso Alegre,MG)

PRIMEIRO DIA
“EU SOU A SERVA DO SENHOR, FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA.” Lc 1, 38
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, em tua vida sempre procuraste fazer a vontade do Pai. Tira do nosso coração o egoísmo, o orgulho que nos atrapalha ser mais fiéis ao chamado e ao cumprimento da vontade de Deus. Neste primeiro dia da novena, rezamos para que possamos colocar a vontade de Deus no centro de nossa vida e acima de todas as coisas, mesmo que isso pareça difícil ou impossível, mas sabemos que “para Deus, nada é impossível” (Lc 1,37)
Pai nosso…
Ave Maria…
Meditar sobre a ação de Deus em nossa vida.
HINO DA PADROEIRA

SEGUNDO DIA
“OLHOU PARA A HUMILDADE DE SUA SERVA.” Lc 1, 48
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, desde o início do chamado de Deus tu sabias de tuas fraquezas e de tua pequenez, mas mesmo assim acreditaste nas promessas de Deus. Vimos agora, diante de ti, com o coração inquieto, pedir que nos ajude a confiar mais quando somos chamados a qualquer missão em tua Igreja ou na sociedade. Como o Senhor olhou para a humildade de sua serva, olha também para a nossa humildade e dá-nos a graça de servi-lo com mais confiança e amor.
Pai nosso…
Ave Maria…
Pedir a graça de encontrar a nossa missão na Igreja.
HINO DA PADROEIRA

TERCEIRO DIA
A PROFECIA DE SIMEÃO
“Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma.” Lc 2, 34-35
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, vimos neste dia pedir pelos pais e mães que sofrem pela falta de seus filhos, mortos ou vivos. Vivendo distantes ou perto, causam dor e tristeza aos seus pais. Pedimos também pelos filhos para que se convertam e encontrem o caminho do bem e do amor.
Pai nosso…
Ave Maria…
Rezar pelas famílias em conflito.
HINO DA PADROEIRA

QUARTO DIA
FUGA PARA O EGITO
“O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo. Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito.” Mt 2, 13-14
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, neste dia vimos rezar pelos que estão fora de sua pátria, longe de suas famílias, de sua cultura e de suas raízes, na solidão. Que eles sintam a tua presença materna, a força que vem de Deus e o conforto de nossa oração.
Pai nosso…
Ave Maria…
Rezar pelos exilados
HINO DA PADROEIRA

QUINTO DIA
MARIA PROCURA JESUS EM JERUSALÉM
“Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele.” Mt 2, 43b-45
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, vimos neste momento pedir pelas pessoas que ainda não encontraram Jesus. Quantas pessoas andam perdidas em suas vidas por falta deste encontro de amor com Jesus, e com sua Igreja. Toca o coração dessas pessoas para que venham experimentar a alegria de estar junto com Jesus e com sua comunidade de fé.
Pai nosso…
Ave Maria…
Rezar por aqueles que estão afastados da Igreja.
HINO DA PADROEIRA

SEXTO DIA
JESUS ENCONTRA SUA MÃE NO CAMINHO DO CALVÁRIO
“Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam.” Lc 23, 26-27
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, vimos neste dia da novena rezar pelos enfermos, moribundos e por todos os que estão no caminho do calvário da vida. Sede para eles o alento, a esperança e a força para que nunca desanimem. E ajuda-nos a sermos também solidários com todos os sofredores.
Pai nosso…
Ave Maria…
Rezar pelos doentes e moribundos.
HINO DA PADROEIRA

SÉTIMO DIA
MARIA AO PÉ DA CRUZ DE JESUS
“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, Maria de Cléofas, Maria Madalena. Vendo a mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: ‘Mulher, eis aí o teu filho!’ depois disse para o discípulo: ‘Eis aí a tua mãe!’” Jo 19, 15-27ª
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, que experimentaste os sofrimentos da vida, te pedimos, com muita fé: atenda o nosso pedido. És a mãe da soledade, sabemos que somos fracos e pecadores, limitados e vulneráveis na fé. Vê a nossa fraqueza e vem ajudar-nos, pois confiamos em vossa proteção.
Pai nosso…
Ave Maria…
Ajudar um necessitado.
HINO DA PADROEIRA

OITAVO DIA
MARIA DEPOSITA JESUS NO SEPULCRO
“Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é , a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz.” Mc 15, 42
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, vimos neste dia da novena pedir pelas mães e pais que contemplam os seus filhos mortos, seja por doenças ou por acidentes. Que eles possam encontrar em ti a força para prosseguir a vida e, por teu exemplo, possam ser defensores da vida em todos os sentidos.
Pai nosso…
Ave Maria…
Rezar pelos pais que perdem seus filhos.
HINO DA PADROEIRA

NONO DIA
MARIA DEPOSITA JESUS NO SEPULCRO
“Os discípulos tiraram o corpo de Jesus e o envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus. (Jo 19, 40-42a)
Ó querida mãe, Nossa Senhora da Soledade, vimos neste último dia da novena pedir a tua proteção e agradecer pela tua presença em nossa vida cristã. Que a cada dia aprendamos o valor da vida e do nosso corpo, morada de Deus. Que aprendamos, cada vez mais, que Deus habita em nosso corpo e, por isso, ele se torna sagrado. Que a tua presença, de mãe da soledade, nos ensine a ser solidários com nossos irmãos.
Pai nosso…
Ave Maria…
Fazer um ato de ação de graças.
HINO DA PADROEIRA
(letra do Hino em power point (ppt) no link LITURGIA)

Letra do Hino
HINO DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

SENHORA DA PERSEVERANÇA DIANTE DA DOR E DA CRUZ.
EXEMPLO PRA NOSSA ESPERANÇA QUE AVANÇA ENTRE DORES PRA LUZ.
E NA SOLIDÃO DO EXÍLIO NUNCA SE DESESPEROU.
POR QUEM LHE PEDE AUXÍLIO
A SEU FILHO SEMPRE ROGOU.

MÃE DE CRISTO E MÃE NOSSA QUE A SOLIDÃO FEZ CHORAR,SENHORA DA SOLEDADE, NOSSA SENHORA DE ITAJUBÁ.

É MÃE DAS MULHERES SOFRIDAS
E DOS FILHOS CRUCIFICADOS.
CONSOLO NOS PRANTOS DA VIDA,
NA VIDA DOS ABANDONADOS.
NA CRUZ DA MAIOR SOLIDÃO O CRISTO ALI NOS MOSTROU:
“MULHER EIS AÍ VOSSO FILHO”. “Ó FILHO EIS AQUI VOSSA MÃE”.

MÃE DE CRISTO E MÃE NOSSA QUE A SOLIDÃO FEZ CHORAR,
SENHORA DA SOLEDADE, NOSSA SENHORA DE ITAJUBÁ.(BIS)


Ouça o hino desta comunidade:

 
 
 
 
 
Praça Pe. Paulo Hartgers, 8 - Centro - Itajubá/MG . Fone: (35) 3622 0494